Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
Vinalies Internationales - França
Os vinhos do Brasil iniciam 2012 conquistando prêmios na França. As 10 medalhas, sendo uma de Ouro e nove de Prata, vieram do Concurso Vinalies Internationales 2012, realizado de 2 a 6 de março, em Paris. Considerado um dos maiores concursos do mundo, o evento reuniu 3.353 amostras que foram avaliadas por 140 degustadores de 44 países.
O Brasil esteve representado pelo diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Carlos Abarzúa, e pela doutora em Enologia, Regina Vanderlinde. De acordo com Abarzúa, o Vinalies obteve a ISO 9001 em maio de 2010. Esta garantia estabelece o selo permanente sobre o vínculo de confiança e respeito que uniu as Vinalies internacionais e as marcas de vinhos há 17 anos.
Carlos Abarzúa também destaca a grandiosidade do evento. “Hoje na Europa, o Vinalies é um dos maiores concursos e sua principal característica é o rigor na avaliação. É super difícil ganhar uma medalha, pois as pontuações não são muito altas. Mesmo assim, o Brasilse fez notar no mundo vitivinícola com a conquista de 10 medalhas”, comemora.
Todos os anos, o Vinalies edita um livro com os 1.000 melhores vinhos do mundo, segundo sua avaliação. Somente os produtos que obtiveram Medalhas de Ouro e Prata integram a publicação que circula na metade do ano, no qual consta o ranking dos 1.000 vinhos e as regiões produtoras do mundo que é onde o Brasil também figura. Além da descrição dos vinhos, também há uma breve definição das empresas.
O Concurso Vinalies Internationales tem a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV), da União Internacional de Enólogos (UIOE) e da Federação dos Concursos Internacionais (Vinofed).
PREMIAÇÕES
Medalha de Ouro
Zanotto Espumante Moscatel - Vinícola Campestre
Medalha de Prata
Aurora Chardonnay Espumante Brut- Cooperativa Vinícola Aurora
Aurora Reserva Chardonnay 2011 - Cooperativa Vinícola Aurora