Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
07 de Agosto de 2017
9ª edição será lançada durante a Avaliação Nacional de Vinhos, dia 23 de setembro, com a publicação de 15 trabalhos inéditos
A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, editada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), chega a sua 9ª edição rompendo a barreira dos 100 artigos. A publicação técnica, única no país, já soma 108 trabalhos inéditos, 15 deles reunidos nesta edição que será apresentada durante a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, no dia 23 de setembro. Os trabalhos inéditos versam entre as áreas da Viticultura, Enologia, Turismo e Gestão.
“Assim como o vinho evolui dia após dia, nós, enólogos, também precisamos evoluir enquanto profissionais da arte de transformar a uva em vinho. Esta edição é mais uma ferramenta que a Associação Brasileira de Enologia coloca nas mãos dos profissionais que atuam no setor”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, que reforça a importância da publicação para fomentar a pesquisa e alimentar o conhecimento de quem, de alguma forma, está intimamente ligado à cadeia produtiva da uva e do vinho.
A revista veio para preencher uma lacuna existente no âmbito do estudo, além de ser uma vitrine para pesquisadores ávidos por novas descobertas. Das áreas iniciais de Viticultura e Enologia, a publicação foi ampliando horizontes e traz neste número um trabalho na área do Turismo e dois em Gestão. Flexível e aberta aos movimentos do mercado, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é o espelho do que vem ocorrendo no setor. O desenvolvimento do enoturismo é um dos exemplos, o que amplia a importância da atividade no meio. A necessidade de uma gestão eficiente, com envolvimento, inclusive, do enólogo, cada vez mais multifuncional, expõe outra área de estudo. Também já foram publicados artigos sobre Vinho e Saúde, Legislação e Mercado. Assim, a entidade vai construindo um acervo de pesquisas altamente relevantes para a prática do enólogo no vinhedo, na cantina, no marketing e na área comercial.
Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais e relevantes para o setor, priorizando o ineditismo. Com periodicidade anual e tiragem de 2,5 mil exemplares, a publicação é distribuída entre os participantes da Avaliação Nacional de Vinhos e enólogos associados à ABE, espalhados por todo o Brasil. Universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino, também recebem a revista.
A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, orientada pelo editor-chefe Dr. Alberto Miele, é a única publicação técnica brasileira que alimenta o setor, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site www.enologia.org.br.
Comissão organizadora
Edegar Scortegagna, Alberto Miele, André Peres Jr., Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Juliano Perin, Luciano Vian, Samuel Cervi.
Comitê editorial
Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.
Assessoria de Imprensa:
Lucinara Masiero - Jornalista MTB 16.950
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