Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
16 de Março de 2022
Primeiro presidente e fundador da ABE recebe Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves por uma vida dedicada ao mundo do vinho
A Enologia sempre ditou sua trajetória. E foi no vinho que escreveu sua história, ‘embriagado’ por essa cultura milenar. Sua emoção e paixão pelo setor ‘contaminou’ todos a sua volta, seja alunos, seja colegas de profissão. Assim, o enólogo Firmino Splendor, formado na primeira turma da então Escola Agrotécnica Federal Juscelino Kubitschek, ainda em 1962, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Enologia (ABE) em 1976, sendo o primeiro presidente da entidade. De lá para cá, cultivou cada safra com muito estudo e trabalho, tendo importante papel no desenvolvimento da cadeia produtiva da uva e do vinho, especialmente na valorização da profissão do enólogo. Como reconhecimento a sua contribuição, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves outorga a Portaria de Louvor e Agradecimento ao líder, em Sessão Solene a ser realizada no dia 22 de março, às 18h.
O projeto, de autoria do vereador Edson Biasi, em concordância com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Rafael Pasqualotto, e aprovado pelos demais vereadores, presta uma homenagem ao professor e também escritor pelos seus relevantes feitos em prol do setor vitivinícola e, consequentemente, da comunidade de Bento Gonçalves que carrega o título de Capital Brasileira do Vinho. Splendor também publicou o livro ‘A Epopeia da Uva Isabel no Rio Grande do Sul’, uma obra que fala da jornada da variedade que transformou o imigrante agricultor num viticultor. Útil e de conteúdo significativo, a pesquisa resultou na primeira publicação no Brasil em torno do assunto e com esta perspectiva.
Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, esta é uma justa homenagem que acaba reverenciando esta atividade que é uma vocação. “Ser enólogo é ser iluminado por um ofício que mescla ciência, amor e arte. E o Seu Firmino é a personificação de tudo isso, nossa fonte de inspiração e motivo de orgulho. Assim, nos unimos motivados por ele e evoluímos ao longo do tempo como os melhores vinhos. Vivemos safras e continuamos conservados, preservando nossos melhores valores”, destaca. “Que mais Firminos possam viver no trabalho de cada enólogo brasileiro, fazendo com que o nosso vinho siga conquistando mais apreciadores além fronteiras”, finaliza.