Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
09 de Junho de 2017
Vinícolas têm até o dia 23 de junho para inscreverem amostras em cinco categorias
O prazo para inscrição de amostras na 25ª Avaliação Nacional de Vinhos, maior evento do setor vitivinícola brasileiro, termina no dia 23 deste mês. As vinícolas têm apenas 15 dias para garantir a participação dos seus ‘tesouros’ da safra 2017. O grande momento do vinho brasileiro ocorrerá no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, quando os 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias serão apresentados a cerca de 850 apreciadores. A Avaliação é promovida pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) e conta com coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho.
O presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, acredita que esta edição do evento deve se destacar pela qualidade das amostras. “A qualidade da safra 2017 mostra uma ótima matéria-prima, com potencial para que vinhos de excelência sejam elaborados”, comenta.
Serão aceitos vinhos de variedades vitis vinífera, secos, 100% varietais, da safra 2017, pertencentes a um lote representativo de pelo menos 4 mil litros. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.enologia.org.br/avaliacao-nacional-de-vinhos. Encerradas as inscrições, a próxima etapa será a coleta de amostras, realizada por funcionários da Embrapa e/ou membro da diretoria da ABE, prevista para começar no dia 17 de julho.
A terceira fase envolverá cerca de 120 enólogos, que participarão da Degustação de Seleção no Laboratório de Análises Sensoriais da Embrapa Uva e Vinho, durante o mês de agosto. Às cegas, eles avaliarão cada amostra e o resultado somente será anunciado no dia 23 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O público poderá degustar 16 amostras selecionadas, provando na taça a representatividade da Safra 2017. As inscrições para os apreciadores abrem somente no final de agosto.
Categorias de Amostras
CATEGORIA I
BRANCOS FINOS SECOS NÃO AROMÁTICOS
Elaborados a partir de variedade branca vinífera não aromática, conforme grupos:
Grupo A: Vinhos de variedade Chardonnay
Grupo B: vinhos de outras variedades não aromáticas
CATEGORIA II
BRANCOS FINOS SECOS AROMÁTICOS
Elaborados a partir de variedades brancas viníferas aromáticas.
CATEGORIA III
TINTOS FINOS SECOS
Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera.
CATEGORIA IV
TINTOS FINOS SECOS JOVENS
Elaborados a partir de qualquer variedade tinta vinífera, devendo ter um Índice de Polifenóis Total máximo de 50.
CATEGORIA V
VINHO BASE PARA ESPUMANTE
Elaborado a partir de qualquer variedade vinífera, sendo permitido o corte de variedades diferentes.
Informações pelo telefone (54) 3452.6289 ou pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br.
Fotos: Jeferson Soldi
Assessoria de imprensa
Augusto Vasconcelos
(54) 3052.0066