Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
14 de Maio de 2019
Homenagem póstuma ao enólogo de Guaporé (RS) responsável pela primeira premiação nacional dos vinhos do Vale do São Francisco
O enólogo Ineldo Tedesco (in memoriam), criador dos renomados vinhos orgânicos Bianchetti, será homenageado em Lagoa Grande (PE). Seu nome designará a principal avenida do Bairro Bela Lagoa Grande Juvino Simões Almeida, na cidade de Lagoa Grande. A homenagem, aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade, é resultado do projeto de lei de autoria da vereadora Edneuza Lafaete de Brito.
Tedesco, natural de Guaporé (RS), faleceu em agosto do ano passado. Ele foi responsável pela primeira premiação dos vinhos do Vale do São Francisco, com o melhor vinho tinto brasileiro eleito pela Revista Playboy, de maio de 1990.
Formado em Enologia em 1973 trabalhou em vinícolas como a Cooperativa Tamandaré, Heublein do Brasil e Maison Forestier. Chegou em Pernambuco com a esposa Izanete, em 1985, para capitanear os vinhos Botticelli, onde foi responsável por elaborar o primeiro vinho do Vale do São Francisco chamado Vinhas da Milano.
Depois de adquirir uma propriedade na região em 1993, passou a produzir vinhos com a marca Bianchetti. A primeira variedade foi Cabernet Sauvignon, sendo a concretização do sonho do casal de enólogos. A filosofia orgânica veio em 2004, alcançando a certificação pelo Instituto Biodinâmico em 2008.
Lucinara Masiero - Jornalista MTB 16.950
54 3052.0066 | 54 99151.0006 | lucinara@conceitocom.com.br
@conceitocom
Conceitocom Brasil