Ensenada Tierra del Vino - Ouro e Prata no México

24 de Maio de 2019

27º Concurso Internacional Ensenada Tierra del Vino estreia com chancela da OIV

Ensenada, na Baixa Califórnia, no México, foi sede do 27º Concurso Internacional Ensenada Tierra del Vino, realizado nos dias 17 e 18 de maio. Organizado pela Universidad Autónoma de Baja California, através da Escola de Enologia e Gastronomia, o concurso estreou com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), premiando dois espumantes brasileiros com uma Medalha de Ouro e uma de Prata.

As 293 amostras de cinco países foram degustadas por um júri internacional formado por especialistas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Espanha, Itália e México. O diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), enólogo Ricardo Morari, representou o Brasil no evento. Segundo ele, o concurso é único no mundo a ser realizado por uma universidade. “Este ano, o Ensenada teve um caráter ainda mais especial por passar a contar com o reconhecimento da OIV, demonstrando organização, seriedade e rapidez na compilação dos resultados”, destaca. A organização utilizou um sistema automatizado para pontuação das amostras que permitiu apresentar os resultados em 45 minutos após o encerramento dos trabalhos.

Outro diferencial relatado por Morari é o circuito de palestras e cursos de degustação que ocorrem concomitantemente ao concurso. “O Coloquio del Vino promove a cultura do vinho e o aperfeiçoamento do conhecimento no assunto, aproveitando a agenda dos jurados internacionais com alunos e população em geral”, conta.

O 27º Concurso Internacional Ensenada Tierra del Vino premiou 79 amostras, sendo 74 com Medalha de Ouro e cinco com Medalha de Prata. Destas, 48 foram para o México, 26 para os Estados Unidos, duas para a Argentina, duas para o Brasil e uma para a Espanha.
 
PREMIAÇÕES
 
Medalha de Ouro
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
 
Medalha de Prata
Garibaldi Espumante Prosecco Brut - Cooperativa Vinícola Garibaldi

Voltar