Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
09 de Outubro de 2023
Associados da ABE têm até dia 13 para indicar nome em eleição pelo site
Desde 2004, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza o ‘Enólogo do Ano’, uma distinção que reconhece o profissional num processo de votação exclusivamente aberto aos associados da entidade. Este ano, será eleito o 20º homenageado. A indicação está sendo feita desde o dia 3 de outubro, através do site www.enologia.org.br. O prazo encerra dia 13 de outubro. O Enólogo do Ano 2023 será conhecido no dia 20 de outubro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, em jantar-festivo alusivo ao Dia do Enólogo comemorado em 22 de outubro, data em que a Associação estará completando 47 anos.
A escolha do Enólogo do Ano tem o objetivo de enaltecer a trajetória e atuação do profissional que durante sua vida soube conduzir o trabalho, não apenas qualificando o vinho, mas aportando ao mundo do vinho algo a mais. “Nossa missão maior é promover e divulgar o trabalho do enólogo, oferecendo condições para sua qualificação. Nossas ações se baseiam neste propósito, mas também abrimos espaço para reconhecer quem de direito merece ser distinguido com o título de Enólogo do Ano. Convocamos todos os associados a participar desta votação”, destaca o presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari. O Enólogo do Ano 2023 será premiado com uma viagem para participar de um concurso internacional de vinhos.
A escolha acontece em três etapas. Na primeira, cada associado pode indicar um nome, seguindo critérios como ter formação em Enologia e Viticultura, trabalhar em prol do profissional de Enologia, ter no mínimo cinco anos de experiência na atividade, estar exercendo a atividade, ter atuação setorial, desempenhar suas funções com inovação tecnológica, ser associado da ABE no mínimo há 3 anos e estar em dia com a Tesouraria.
Na segunda etapa, os três mais votados na primeira, são pontuados pela vida profissional, considerando experiências, formação e reconhecimento perante seus pares. Por fim, na terceira etapa, um comitê formado pelos que já foram homenageados, avalia cada um dos nomes atribuindo a cada um uma nova pontuação. A decisão se completa, levando em conta aspectos como carisma, experiência, formação, participação e reconhecido desempenho na atividade.
HOMENAGEADOS
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 - Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 - Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio
Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa
Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti
Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini
Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scortegagna
Enólogo do Ano 2021 – Alejandro Cardozo
Enólogo do Ano 2022 – Bruno Motter