Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
04 de Abril de 2025
“O Brasil já se estabeleceu como um competidor de peso no cenário mundial do vinho”. A afirmação é da diretora da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Fernanda Spinelli, que presidiu um dos júris do Citadelles du Vin, como representante técnica do Brasil, tendo sido escolhida, ainda, como Delegada Oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), quanto aos cumprimentos das regras internacionais no concurso. Para orgulho da vitivinicultura brasileira, foram conquistadas 11 premiações, sendo três especiais, uma Grande Medalha de Ouro, cinco de Ouro e duas de Prata.
O concurso foi realizado no dia 30 de março, em Bourg, na França, numa promoção da CDV – Concours de Vins, reunindo 433 amostras de 21 países. O júri internacional contou com a participação de 45 especialistas de 21 nacionalidades – foram nove comissões de cinco jurados. Além da patronagem da OIV, também contou com o apoio da Federação dos Grandes Concursos (Vinofed).
Para Fernanda, o resultado não poderia ter sido melhor. “O Brasil recebeu premiações com o melhor vinho branco do concurso, o melhor espumante e o prêmio especial Brasil. Nossos produtos fizeram um enorme sucesso entre os degustadores da seleção de destaques do Concurso Challenge du Vin, realizado antes do Citadelles du Vin. Recebi elogios de diversas pessoas que me abordaram, inclusive, relatando que nunca imaginaram a procedência de algumas amostras ser brasileira. Vejo o Citadelles du Vin, assim como nossa participação em outros concursos internacionais, como um palco essencial para nossos vinhos, uma oportunidade de divulgar e evidenciar a qualidade que oferecemos”, ressalta.
Segundo ela, o Brasil alcançou seu reconhecimento com suas características únicas de diversidade e altíssima qualidade, o que tem gerado inúmeras premiações. “Somos um país diferenciado por apresentar tanta variedade de climas, abrangendo uma ampla faixa de latitude, com terroir bastante peculiar, conforme a região. Ainda temos muito a ser mostrado, e estamos no caminho certo”. Fernanda também destaca que o Citadelles du Vin é um concurso de grande prestígio, com a chancela da OIV, e que segue rigorosos padrões de avaliação, o que torna as conquistas ainda mais significativas para a viticultura brasileira.
PREMIAÇÕES
PRÊMIO ESPECIAL
Prêmio Especial Categoria Espumante: Garibaldi Espumante Moscatel Branco – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Prêmio Especial Categoria Vinho Branco: Aurora Reserva Chardonnay 2022 – Cooperativa Vinícola Aurora
Prêmio Especial Brasil: Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano 2023 - Casa Valduga
GRANDE MEDALHA DE OURO
Garibaldi Espumante Moscatel – Cooperativa Vinícola Garibaldi
MEDALHA DE OURO
Aurora Reserva Chardonnay 2022 – Cooperativa Vinícola Aurora
Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer 2023 - Casa Valduga
Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano 2023 - Casa Valduga
Garibaldi VG Espumante Brut Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi
Ponto Nero Espumante Cult Brut – Ponto Nero
MEDALHA DE PRATA
Casa Valduga Terroir Chardonnay 2023 - Casa Valduga
Ponto Nero Espumante Cult Brut Rosé – Ponto Nero