Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
29 de Setembro de 2017
Homenagem foi feita diante de mil pessoas durante a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, no dia 23 de setembro, em Bento Gonçalves
A presença da mulher está cada vez mais forte no setor vitivinícola brasileiro. O reconhecimento desta dedicação, talento e sensibilidade empenhados na promoção do vinho brasileiro foi expressado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que este ano homenageou duas mulheres com o Troféu Vitis: a jornalista e sommelier Andréia Debon e a enóloga e empresária Maria Regina Flores.
Sempre emocionante e surpreendente, o momento foi compartilhado com um público de cerca de mil apreciadores de vinhos que participavam da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, realizada no dia 23 de setembro no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2017, que já possui uma galeria de homenageados, coube à editora da Revista Bon Vivant, com sede em Flores da Cunha (RS), maior produtor de vinhos do Brasil. Como sommelier e jornalista, Andréia participa de degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior, viajando para países produtores de vinhos e com potencial enoturístico.
A enóloga Maria Regina Ferreto Flores recebeu o Troféu Vitis Enológico 2017. Com uma trajetória no setor que iniciou ainda em 1973, quando integrou a turma do curso de Viticultura e Enologia da, então, Escola Agrotécnica Federal, Maria Regina seguiu seus estudos em Mendoza, na Argentina. De acadêmica, logo passou a mestre. De 1984 a 1995 foi enóloga-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora e hoje é diretora da LNF Latino Americana. Ambas receberam o troféu das mãos do presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna.