Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
29 de Setembro de 2017
Publicação traz 15 trabalhos inéditos nas áreas da Viticultura, Enologia, Turismo e Gestão
Em 130 páginas, a 9ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia traz 15 trabalhos inéditos nas áreas da Viticultura, Enologia, Turismo e Gestão. O conteúdo científico foi colocado nas mãos dos profissionais da cadeia produtiva da uva e do vinho no dia 23 de setembro, quando a publicação foi apresentada durante a 25ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2017, e agora será distribuído para todo quadro social da Associação Brasileira de Enologia (ABE), além de universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino.
Editada pela ABE desde 2009, a revista acaba de romper a barreira dos 100 artigos. Única no país, a publicação técnica já soma 108 trabalhos inéditos, estando presente no âmbito do estudo, além de ser uma vitrine para pesquisadores ávidos por novas descobertas. “Assim como o vinho evolui dia após dia, nós, enólogos, também precisamos evoluir enquanto profissionais da arte de transformar a uva em vinho. Esta edição é mais uma ferramenta que a Associação Brasileira de Enologia coloca nas mãos dos profissionais que atuam no setor”, destaca o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, que reforça a importância da publicação para fomentar a pesquisa e alimentar o conhecimento de quem, de alguma forma, está intimamente ligado à cadeia produtiva da uva e do vinho.
Das áreas iniciais de Viticultura e Enologia, a publicação foi ampliando horizontes e traz neste número um trabalho na área do Turismo e dois em Gestão. Flexível e aberta aos movimentos do mercado, a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é o espelho do que vem ocorrendo no setor. O desenvolvimento do enoturismo é um dos exemplos, o que amplia a importância da atividade no meio. A necessidade de uma gestão eficiente, com envolvimento, inclusive, do enólogo, cada vez mais multifuncional, expõe outra área de estudo. Assim, a entidade vai construindo um acervo de pesquisas altamente relevantes para a prática do enólogo no vinhedo, na cantina, no marketing e na área comercial.
Com periodicidade anual e tiragem de 2,5 mil exemplares, a publicação é orientada pelo editor-chefe Dr. Alberto Miele. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site www.enologia.org.br.
Comissão organizadora
Edegar Scortegagna, Alberto Miele, André Peres Jr., Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Juliano Perin, Luciano Vian, Samuel Cervi.
Comitê editorial
Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi.
Lucinara Masiero - Jornalista MTB 16.950
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