Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
09 de Abril de 2024
Pesquisadores devem se apressar para garantir publicação de trabalhos inéditos
Desde que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) lançou a Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, em 2009, já foram publicados 191 artigos. Com a 16ª edição, que segue com inscrições abertas até o dia 12 de abril, o número deverá ultrapassar os 200 trabalhos. Estão sendo aceitas pesquisas nas áreas de Viticultura, Enologia, Enoturismo, Enogastronomia, Enocultura, Gestão e Vinho e Saúde. O processo é todo online e o regulamento completo pode ser acessado no site https://www.enologia.org.br/revista/.
Para esta edição, a grande novidade é a adoção de um novo sistema totalmente online, que deverá agilizar todo o processo. O presidente da ABE, enólogo Ricardo Morari, destaca a importância do projeto na disseminação de novas pesquisas em torno da cadeia produtiva da uva e do vinho. “O Brasil não tinha nenhuma publicação científica especializada no setor. Nestes 15 anos, fomos abastecidos de muito conhecimento, novos estudos e descobertas que contribuem diretamente para a qualificação dos profissionais e, consequentemente, para a qualidade das uvas e vinhos brasileiros”, garante.
As normas podem ser acessadas no site e baixadas em arquivo em PDF. Os artigos devem ser originais e podem ser escritos nos idiomas Português e Espanhol. Submetidos eletronicamente por meio da mesma página, não devem conter o nome dos autores, informação que somente deve acompanhar o material no envio do artigo final, após análise do editor-chefe.
A Comissão Organizadora e Editorial, formada por pesquisadores e enólogos, atua na promoção da pesquisa, oportunizando aos profissionais o acesso a novos estudos. Fonte de conhecimento, a revista passou a ser referência no Brasil e no exterior, devido a qualidade dos artigos que trazem conteúdos relevantes para a prática do enólogo. Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais, priorizando o ineditismo.
O projeto tem o propósito de promover a aproximação de seus associados de estudos recentes capazes de auxiliar na atualização dos que atuam no setor. Com periodicidade anual e tiragem de 1,5 mil exemplares, a revista é distribuída entre o público da Avaliação Nacional de Vinhos e associados da ABE. Universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino, também recebem a revista. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é orientada pelo editor-chefe Dr. Luciano Manfroi. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site https://www.enologia.org.br/revista/downloads/1.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Ricardo Morari, Luciano Manfroi, André Gasperin, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Daniel Salvador e Dario Crespi, Mario Lucas Ieggli.
COMITÊ EDITORIAL
Dr. Luciano Manfroi (Editor-chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dra. Fernanda Spinelli, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi