Todo vinho tem marca. A marca da dedicação de um enólogo.
22 de Agosto de 2019
Resultado da degustação de seleção será compartilhado com o público dia 28 de setembro na maior degustação de vinhos de uma safra do mundo
As 338 amostras de vinhos de oito regiões produtoras brasileiras inscritas na 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019 foram coletadas e codificadas. Algumas chegaram a percorrer 3 mil quilômetros até chegar ao seu destino. Agora é hora de avaliar. Durante oito dias – de 27 de agosto a 5 de setembro – 120 enólogos brasileiros degustarão os vinhos às cegas no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, que faz a coordenação técnica do evento.
Esta é a fase mais criteriosa da maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, como é reconhecido o evento. Serão 24 horas de degustação às cegas. Para que todas as amostras sejam degustadas nestes oito dias, exceto sábado e domingo, os enólogos foram divididos em oito grupos com 15 profissionais cada. A cada dois dias, dois grupos de enólogos entram em ação. A degustação de seleção é fechada e segue normas internacionais.
O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, explica que o envolvimento e a interação dos enólogos durante a degustação de seleção é determinante para o sucesso do evento, único no mundo. “Ao degustar cada amostra colocamos em prática todo nosso conhecimento e sensibilidade. Trocamos percepções, compartilhamos impressões, sempre com o objetivo de compreender cada terroir, cada vinho. E este é um dos papéis da Avaliação, que segue promovendo a qualidade do vinho brasileiro, seus potenciais e tendências”, afirma.
A avaliação é individual e registrada em um sistema desenvolvido especialmente para a Avaliação. O resultado desta degustação de seleção somente será anunciado no dia 28 de setembro, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, quando cerca de 1.000 apreciadores conhecerão a relação dos 30% mais representativos em cada uma das cinco categorias (brancos finos secos não aromáticos, brancos finos secos aromáticos, tintos finos secos, tintos finos secos jovens e vinho base para espumante).
Neste grande dia, o público degustará simultaneamente com um corpo de comentaristas as 16 amostras selecionadas entre os 30%, provando na taça a representatividade da Safra 2019. As inscrições para os apreciadores abrem somente no dia 4 de setembro, a partir das 9h, pelo site www.enologia.org.br.
Único no gênero do mundo, o evento carrega a força do vinho brasileiro, sua evolução e DNA. Muito além de marcas, expõe o desempenho de cada safra, a variedade e performance de cada casta, sendo um termômetro para as vinícolas, tanto no que diz respeito a tendências quanto a investimentos. Além disso, também é um ponto de encontro, de confraternização e celebração.
O EVENTO
O que? 27ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2019
Número de amostras: 338 amostras
Vinícolas: 47
Regiões e estados: Vale do São Francisco (BA), Sul de Minas (MG), Leste de São Paulo (SP), Planalto Catarinense (SC) e no RS a Serra Gaúcha, Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra.
Etapas: inscrições de amostras pelas vinícolas (junho), coleta das amostras (julho e agosto), Degustação de Seleção (27 de agosto a 5 de setembro)
Data do evento final? 28 de setembro de 2019
Inscrições para apreciadores: a partir das 9h do dia 4 de setembro pelo site www.enologia.org.br
Promoção: Associação Brasileira de Enologia – ABE
Fotos: Jeferson Soldi